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BLOG DA UNIPSICO

TRANSTORNO DA APRENDIZAGEM

Prejuízos acadêmicos podem ser explicados por vários fatores: problemas emocionais (ansiedade e depressão); comprometimento no neurodesenvolvimento (desenvolvimento intelectual, transtornos da comunicação, TEA, TDAH, Transtornos Motores e os transtornos específicos da aprendizagem da leitura, escrita e ou matemática); e por lesões encefálicas adquiridas. Todos esses fatores têm tratamento e precisam ser diagnosticados o mais rápido possível direcionando a intervenção/estimulação cognitiva e psicossocial precocemente.

Quando uma criança apresenta baixo rendimento escolar deve-se procurar auxílio profissional, inicialmente com os professores para investigar o desempenho escolar da criança, pois, são eles que primeiro identificam as dificuldades dela. Depois se deve procurar auxílio de um profissional, especialista na área, para uma avaliação detalhada dos fatores que podem estar contribuindo para o prejuízo acadêmico.

A Avaliação Neuropsicológica é um exame especializado, indicado para investigação de dificuldades ou transtornos da aprendizagem, utilizando de investigação cognitiva, social e comportamental que estejam interferindo e ou causando o problema.

É indicada nos casos de:

√ Dificuldade de Aprendizagem

√ Transtornos do Neurodesenvolvimento: Deficiência intelectual; Dislexia; Discalculia; TDAH e Autismo.

√ Transtornos Neurocognitivos: Demência do tipo Alzheimer e outros tipos de demência.

√ Transtornos do sono – vigília: insônia e narcolepsia.

√Ansiedade, depressão e estresse.

√Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Craniano Encefálico (TCE)

√ Dificuldade de Memória, Atenção ou outra Função Cognitiva.

O diagnóstico é fundamental para o tratamento do paciente. No caso de crianças com prejuízo acadêmico, deve ser realizado o mais rápido possível, assim que perceber alguma dificuldade na criança.

É de extrema importância identificar os fatores que estão prejudicando a aprendizagem, para que se possa realizar um plano de intervenção e tratamento adequado e assim, realizar-se a aprendizagem escolar.

Kátia Giugioli Carrasco – CRP 06/81873

Psicóloga – Neuropsicóloga
Mestre em Ciências da Saúde
Especialista em Psicologia da Saúde
Especialista em Neuropsicologia